Buscar

Mudar de Vida - Capítulo 1

Há 9 anos atrás resolvi mudar de vida...


A minha história não é melhor ou pior que a de outras pessoas, mas penso que é importante partilhá-la para demonstrar que é possível mudar radicalmente de vida e procurar o que nos faz realmente feliz.


Aos 13 anos tomei a decisão de ir para a Universidade e tirar Engenharia Civil. Foi uma decisão bem ponderada do alto da maturidade possível aos 13 anos.

Escolhi um curso de uma área que já conhecia e gostava (o meu pai trabalhava na área), e na altura era um caminho com garantias de entrar no mercado de trabalho, sem cunhas ou outros subterfúgios.

E não! O objectivo nunca foi trabalhar em família, isso seria sempre a última das hipóteses, se tudo o resto corresse muito mal. Inclusive quando contei ao meu pai da minha decisão ele foi o primeiro a tentar dissuadir-me: "Não vás, escolhe outra coisa.". Hoje percebo que ele só me estava a tentar proteger-me das dificuldades da área ele tão bem conhecia, mas teimosa como sou nada me demove, nem mesmo o meu"odiosinho" de estimação: a matemática!


E assim foi: com 22 anos terminei uma licenciatura, comecei a trabalhar numa empresa 15 dias depois de terminar o curso, fiquei efectiva logo após o estágio... Tudo corria de feição: tinha o trabalho que queria, das 9h às 18h, sem horas extraordinárias, dores de cabeça, bom ambiente de trabalho e... passados 4 anos estava a cortar os pulsos!


Queria mais, queria outra coisa, queria controlar a minha vida, queria ter real paixão pelo que fazia...


Na altura estavam na berra os blog's, e lá pelo meio começou-se a falar sobre consultoria de imagem. Não sabia o que era, mas quando comecei a pesquisar, percebi que desde adolescente eu fazia consultoria de imagem a amigas e amigos, de forma natural sem qualquer conhecimento técnico para tal, mas as pessoas à minha volta procuravam a minha opinião sobre que roupa vestir, que maquilhagem usar, comecei a desafiar as minhas amigas a deixarem-me vasculhar o guarda-roupa delas e a fazer verdadeiras purgas, ia com elas às compras. Era divertido, era natural...


Um dia vi uma formação de Consultoria aos sábados em Lisboa e não hesitei: segunda à sexta trabalho convencional, sábados Lisboa aqui vou eu. Foram meses de muito crescimento, não só pela parte técnica mas pela parte pessoal, conhecer pessoas diferentes, realidades diferentes, pessoas inspiradoras, pessoas fora da caixa... aprendi muito, principalmente a querer ser a pessoa que eu quero e não a que os outros esperam.


A ideia era conciliar as duas coisas: engenharia e consultoria de imagem. Começar devagarinho, ver no que ia dar, mas a vida dá muitas voltas e o desfecho foi muito diferente.


Querem saber o desfecho?

Pois vão ter de esperar pelo próximo capítulo...


E vocês nunca sentiram vontade de mudar de vida? De fazer algo completamente diferente?

Têm medo de chocar quem está à volta, do que as pessoas vão pensar? De não terem apoio? Afinal o que vos impede de seguir os vossos sonhos?

Posts recentes

Ver tudo